Seu coração está preparado para o estresse do trânsito?

Certamente não está. Nenhum coração está programado para suportar tamanha carga de estresse que o trânsito de uma grande cidade gera nos motoristas, principalmente para os taxistas, profissão que tem um alto nível de estresse, visto que ele passa o dia inteiro no trânsito.

A medicina já confirmou que, quem anda estressado tem o dobro de chances de ter um infarto. Nesses momentos, existe um aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e a liberação de hormônios que aumentam a possibilidade de rompimento de uma placa de gordura. A consequência pode ser o entupimento da artéria do coração e o infarto.

Essas reações são comuns ao corpo humano, o problema é que biologicamente elas não estão programadas para ocorrer com tanta frequência e intensidade que o estresse no trânsito pode causar, elas deveriam ser transitórias, mas nessa situação pode ser mantida por várias horas. Isso em longo prazo irá trazer sérios riscos para o coração dos taxistas, principalmente se estiver associadas a outros fatores de riscos, como histórico de problemas cardíacos, colesterol alto, entre outras doenças.

O que gera a angústia maior, é querer solucionar algo que estamos impossibilitados de fazê-lo. O ideal seria tentar manter a mente calma quando não podemos solucionar o problema que está causando o estresse. Tentar se convencer de que não há o que fazer, minimizar a descarga de adrenalina, e quem sabe, até relaxar.

Além disso, é preciso ter hábitos de vida saudáveis, como fazer exercícios físicos e manter uma alimentação regular e saudável.

Não esqueça também de fazer alguma atividade que te traga algum prazer, que o faça esquecer-se dos problemas e aliviar a mente. Pode ser qualquer coisa, para alguns pode ser ler um livro, ver um programa de TV favorito, ouvir música, tocar algum instrumento, cozinhar, enfim, cada um precisa analisar qual atividade alivia sua mente do trabalho e do estresse diário.

Já pensou em qual é a sua atividade prazerosa? Então aproveite e se cuide para evitar problemas com seu coração! Não esqueça de estar em dia com seu cardiologista!

Fonte: Bom Dia Brasil e Estadão

Rolar para cima