As práticas, além de reduzir a vida útil do veículo, pode aumentar a necessidade de manutenções
É normal que, com o tempo, o motorista desenvolva vícios ao volante. No entanto, essas atitudes devem ser evitadas ao máximo, pois podem prejudicar veículo. Confira quais são os piores vícios, tanto de veículos manuais quanto dos automáticos, e saiba como evitá-los:
Carro manual
Apoiar o pé na embreagem
Esse é um vício comum para quem dirige carro manual, mas essa leve pressão desnecessária sobre a embreagem faz com que ela gire em falso e se desgaste mais rápido. Portanto, não apoio o pé na embreagem quando não precisar usá-la.
Sair em segunda marcha
Fazer isso pode desgaste prematuramente do platô da embreagem, por isso, não deixe de engatar a primeira.
Dirigir com a mão sobre a alavanca de câmbio
Esse é um hábito que pode diminuir a durabilidade da peça e gerar manutenções mais frequentes, além de ser perigoso, pois assim o motorista conduz o carro com apenas uma mão.
Ligar o carro sem pisar na embreagem
Para quem tem carro manual, essa é uma ação que pode prejudicar o motor, pois ao dar a partida sem acionar o pedal, o esforço do motor de arranque é maior.
Descer ladeiras em ponto morto
Se você deixa o carro em ponto morto enquanto desce uma ladeira, temos duas notícias ruins: a primeira é que você está gastando mais combustível do que o necessário. E a segunda é que os seus freios vão durar bem menos.
Carro Automático
Segurar o carro acelerando
Quando estiver em um congestionamento, semáforo ou em uma ladeira, muitos motoristas acabam mantendo o carro automático parado usando apenas a força do câmbio, acelerando aos poucos. Isso deve ser evitado ao máximo, pois aumenta a temperatura da caixa e acelera o desgaste dos materiais internos. O correto é sempre segurar o veículo pisando no freio.
Posição da marcha ao estacionar
Não deixe um carro automático estacionado na posição P sem o freio de mão acionado. Isso força a trava do câmbio, pois todo o peso estará apoiado nela, provocando dificuldades de engate posteriormente.
O ideal é colocar a alavanca na posição N, puxar o freio de mão, soltar o pedal de freio para se certificar de que o automóvel está totalmente imobilizado e só depois pôr a alavanca em P.
Para todos os tipos de veículos
Passar nas lombadas, buracos ou subir em calçadas de forma bruta
Passar rapidamente sobre uma lombada/buraco ou subir uma guia de calçada, mesmo que rebaixada, com o carro de forma bruta, pode provocar algumas avarias. Isso pode afetar os pneus e a suspensão do veículo. Portanto ao passar por essas situações reduza bem a velocidade e passe lentamente sobre elas.
Acelerar e frear bruscamente
Acelerar ou frear bruscamente provocam maior força e, consequentemente, desgaste nos sistemas do motor e do freio, além de aumentar o consumo de combustível. Principalmente dentro das cidades, não há necessidade de movimentos bruscos com o veículo, nem de ficar colando no veículo da frente que fará você frear com mais vezes e de forma abrupta.