Um Ponto de Táxi é uma reserva na via pública destinada ao estacionamento exclusivo de veículos que prestam serviços de Táxi. Esses locais são fixados pela Prefeitura tendo em vista o interesse público, com especificação da categoria, localização e número de ordem, bem como dos tipos e quantidade máxima de veículos que neles podem estacionar. Os pontos de estacionamento podem ser de dois tipos: a) Privativo: Destinado exclusivamente ao estacionamento dos veículos para ele designados no respectivo Alvará; b) Livre: Destinados à utilização por qualquer táxi, observada a quantidade de vagas fixadas. Os pontos de estacionamento destinados ao serviço de táxi por categorias podem ser:
- Táxi Comum: Ponto Livre ou Ponto Privativo;
- Comum Rádio Táxi: Ponto livre de Apoio;
- Táxi Especial: Ponto livre de Apoio;
- Táxi Luxo: Ponto Privativo.
O ponto de táxi é local de trabalho e o motorista deverá permanecer no interior ou próximo ao seu veículo, não podendo em hipótese alguma abandoná-lo estacionado nas vagas. O usuário sempre tem o direito de escolher qualquer veículo que esteja estacionado no ponto, independentemente de sua localização. Não existindo esta preferência, o atendimento deverá ser feito pelo primeiro táxi da fila. A procura por um ponto de táxi ainda é muito alta pelos taxistas, pois esses lugares são utilizados pela população. Dependendo da localização do ponto, a remuneração pode ser muito boa, já que existe um maior fluxo de pessoas e as chances de pegar passageiros ao longo do dia aumenta muito, como em aeroportos, por exemplo.
Como conseguir um ponto de taxi em São Paulo
Considerando a importância de se trabalhar com pontos de táxi, a Amalfi fechou uma parceria para que os taxistas da frota possam utilizar pontos de táxis em alguns locais em São Paulo, como no aeroporto de Congonhas, Centros empresariais, Hotéis e outros locais. Essa é a forma mais fácil e que dá direito aos taxistas locatários de usufruírem desses pontos. Para saber como participar, documentos necessários, custos, etc., é preciso que seja locatário de uma das frotas da Amalfi e se informar na recepção de qualquer uma das unidades.