Se você acha que o taxista não precisa de marketing, ou que é muito complexo e caro fazer marketing, saiba que não é bem assim. Obviamente o taxista não precisa de uma super campanha de marketing, mas existem algumas ações que podem ser feitas nessa área que vão ajudar muito o taxista a conseguir fidelizar ou adquirir novos passageiros. Vamos mostrar algumas dessas dicas de coisas simples que o taxista pode começar a fazer sem gastar muito, acompanhe:
Invista no Relacionamento O primeiro item é manter uma boa relação com os passageiros, pois sem isso todo o resto não funciona. É preciso prestar um bom atendimento, ser educado, prestativo e pensar que cada passageiro pode retornar em outro momento, por isso causar uma boa impressão é muito importante. Ofereça algum brinde para os passageiros fiéis que sempre chamam seu táxi, não precisa ser nada caro, pense em algo simples e barato, mas que demonstre o gesto de agradecimento pela preferência. Além disso, um bom atendimento vai gerar muitas avaliações positivas nos aplicativos de chamadas de táxis e isso fará o passageiro se sentir mais confiante que será bem atendido.
Programa de Indicação Essa é uma estratégia de marketing utilizada por muitas empresas e também pode ser aplicada em alguns casos de taxistas. Por exemplo, se o taxista costuma ficar em algum ponto fixo na cidade, se costuma roda sempre pela mesma região, enfim, se tiver passageiros que são recorrentes, ou seja, sempre pegam o seu táxi, você pode solicitar que ele te indique outros passageiros, pode ser da mesma empresa, do mesmo condomínio, etc. Avalie se esse pode ser seu caso e não tenha medo de pedir indicação, para compensar o taxista pode oferecer ao passageiro um desconto nas próximas corridas pelas indicações realizadas.
Sem Whastapp não dá mais Impossível alguém falar que não usa o Whatsapp hoje em dia, principalmente empresas e profissionais autônomos. Por isso mesmo, o taxista tem que manter o seu Whatsapp de trabalho disponível para os passageiros poderem entrar em contato direto. Além de facilitar a comunicação entre passageiro e taxista, é possível usar o “status” do Whatsapp para informar alguma coisa, por exemplo, um evento que o taxista estará disponível, um dia de desconto, entre outras possibilidades. Ao publicar alguma novidade no Status, todas as pessoas que possuem seu número cadastrado irão ver a informação e podem surgir novas corridas dessa ação.
Materiais Impressos Além do digital, ter um cartão ou um folheto sobre o trabalho do taxista pode ajudar muito também, pode ser apoio para entregar o material e o passageiro indicar para outra pessoa, pode ser um cartão que o passageiro leva para poder chamar novamente o taxista em outro momento, enfim, são muitas as utilidades desses materiais. Principalmente porque é possível inserir informações no material como região de atuação, horários de trabalho, etc. Com a popularização das gráficas rápidas, é possível fazer esses materiais com um investimento bem baixo também e existem muitas delas espalhadas pela cidade, fazer o material não será uma grande dificuldade, muitas já até montam o material na própria gráfica para o cliente, vale pesquisar.
Abuse das Redes Sociais Outro hábito que chegou para ficar entre as pessoas, praticamente todo mundo faz uso de alguma rede social, por isso mesmo, é importante o taxista estar presente nas redes sociais compartilhando seu trabalho, eu dia a dia, suas novidades, etc. Ter um perfil público e profissional numa rede social, como Facebook, Instagram e até mesmo o Tik Tok, pode ajudar a ser mais conhecido e conseguir mais passageiros. São vários os casos de profissionais autônomos que se destacaram nas redes sociais compartilhando seu trabalho e conseguiram diversas oportunidades de trabalho. Você pode publicar uma diversidade de conteúdos, como frases, vantagens da profissão, desafios, criar fotos ou vídeos do dia a dia, publicar novidades ou alguma mudança de horário ou dia de trabalho, enfim, existem muitas possibilidades, o mais importante é dar um ar profissional para sua rede social, que ela seja profissional e usada somente para falar do seu serviço e não misturar com assuntos pessoais, nem abusar da exposição. A melhor forma de aprender como fazer e começar é procurar por outros profissionais dentro da própria rede social e pegar ideias que possam ser aplicadas na sua área. Esperamos que tenham gostado das dicas e que possam aplicá-las e conseguir muitos passageiros!