A segurança é uma preocupação fundamental para os taxistas, uma vez que frequentemente estão expostos a riscos como roubo e furto de seus veículos. Para garantir sua proteção e seu meio de trabalho, é importante adotar medidas preventivas. Existem algumas coisas que os taxistas podem fazer para se proteger contra esses crimes, confira algumas:
- Não deixe objetos de valor visíveis no veículo. Isso inclui dinheiro, carteiras, celulares, computadores e qualquer outra coisa que possa ser roubada.
- Estacione o veículo em locais bem iluminados e movimentados. Evite estacionar em áreas isoladas ou mal iluminadas. Se puder sempre parar em estacionamentos privados será uma garantia extra de que o veículo estará seguro.
- Seja vigilante quando estiver trabalhando no táxi. Preste atenção ao seu redor e tome cuidado com pessoas ou comportamentos suspeitos.
- Deixe sempre o veículo trancado, mesmo que você só esteja saindo por alguns minutos, sempre bloqueie as portas e as janelas.
- Se puder, evite dirigir em áreas isoladas ou regiões já conhecidas e perigosas na cidade. Procure rotas alternativas para desviar de pontos críticos, isso é possível se pensar no itinerário antes da viagem.
- Olhe bem ao redor antes de entrar na garagem. Muitos roubos acontecem exatamente quando o taxista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.
- Mesmo com todos esses cuidados, se você for abordado por um ladrão, não resista. Dê ao ladrão o que ele quer e tente se afastar o mais rápido possível.
Ao seguir essas dicas, os taxistas podem ajudar a proteger a si mesmos e seus veículos contra roubos e furtos.