Trabalhar diariamente no trânsito faz com que o taxista esteja exposto a um risco maior de sofrer com assaltos do que as pessoas comuns. O risco é real e não tem como impedir que alguém seja vitima em algum momento, mas é possível ser mais cuidadoso e aumentar o nível e atenção a tudo que acontece para tentar evitar ser vítima da criminalidade das ruas. Confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar passar por essas situações:
Cuidado extra em semáforos Se aproxime devagar de um farol fechado para ficar o menor tempo possível parado. Quando parar, feche as janelas e tranque as portas;
Janelas e portas sempre trancadas Deixe as portas e vidros do carro fechados enquanto puder, ligue o ar-condicionado para aumentar a circulação do ar interno e aumentar a segurança de transmissão do Coronavirus. Deixar janelas e portas abertas pode facilitar que o criminoso puxe algum objeto de dentro do carro, seja do taxista ou do passageiro.
Cuidado no embarque e desembarque Fique atento ao que acontece fora do seu veículo, veja se tem algum movimento ou pessoas suspeitas onde for parar o carro, se desconfiar de algo, pare em outro lugar e avise o passageiro sobre suas desconfianças. Quando parar, seja o mais rápido possível.
Cuidado com os golpes do Pix Esses crimes se intensificaram desde a criação do Pix, método de transferência de dinheiro facilitado. É preciso se atualizar com a nova modalidade de crime e tentar ao máximo ser vítima desse tipo de golpe, veja como: Se antecipe para prevenir, procure seu gerente de banco e estabeleça um limite de valor para o Pix dentro do seu aplicativo. Isso vai impedir que o criminoso retire uma quantidade muito grande da conta. Nunca anote senhas do banco e do aplicativo no próprio celular, no email ou em algum local do aparelho que o criminoso possa ter acesso. Utilize o bloqueio da tela de início do celular, isso pode dificultar o acesso do criminoso ao seu celular e os aplicativos de banco.
Se o celular for roubado, esse bloqueio pode ajudar a dar tempo de ligar para os bancos e pedir os bloqueios. Evite ficar parado com celular desbloqueado na rua, se o criminoso rouba o celular com a tela desbloqueada, é muito mais rápido e fácil dele causar um dano maior antes que possa fazer alguma ação. O ideal seria que o taxista tivesse um celular para o trabalho onde possa usar somente os aplicativos que precisa no seu dia a dia e não precise instalar os aplicativos de banco. Ter um celular extra em casa, usado somente para aplicativos de banco pode ajudar a evitar que os criminosos tenham acesso à sua conta bancária e que não façam empréstimos ou transferências de dinheiro.
ORIENTAÇÕES SOBRE COMO SE COMPORTAR DURANTE UM ASSALTOS Caso você seja vítima de algum criminoso siga as orientações da Polícia Militar do Estado de São Paulo abaixo:
- Mantenha a calma;
- Comunique-se e faça movimentos lentos;
- Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado;
- Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor;
- Evite brincadeiras ou conversas;
- Faça apenas o que o criminoso mandar;
- Não olhe diretamente para os marginais – isso é visto como uma ameaça;
- Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais visitados, veículos utilizados, etc.
- Não tente fugir ou reagir. É muito comum outras pessoas estarem efetuando cobertura;
- Ligue para a polícia assim que possível transmitindo a descrição exata e o possível trajeto seguido com todos os detalhes;
- Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia;
- Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir diretamente. Ligue para a polícia e passe todas as informações possíveis. Após a saída do agressor, ajude a vítima;