Quem trabalha com um carro o dia todo entende bem a necessidade de buscar formas de economizar no que for possível para reduzir custos no dia a dia, e esse é exatamente o caso do taxista. Trabalhar com táxi significa rodar muitos quilômetros por dia e, para que possa melhorar seu rendimento, qualquer forma de economia é bem vinda. O taxista que aluga um táxi em uma frota já não tem os custos com as manutenções preventivas do veículo ou documentação que fica sob responsabilidade da frota, essa já é uma vantagem, mas o combustível também pesa muito no bolso do taxista, por isso encontrar alternativas para economizar combustível garante mais dinheiro no bolso do taxista no fim do dia. Por isso, vamos apresentar dois tipos de veículos que ajudam muito nessa missão de economizar combustível: o carro híbrido e o elétrico. Vamos começar entendendo a diferença entre os dois.
Carro Híbrido
Os veículos híbridos têm dois motores, o elétrico e o de combustão (gasolina ou álcool). Nesse caso os dois motores trabalham em conjunto. A combinação entre os dois motores é controlada por uma central que administra quando é necessário acionar o motor de combustão, ou motor elétrico ou a combinação dos dois motores. Outra vantagem, é que o motor de combustão auxilia na recarga da bateria que alimenta o motor elétrico e, assim, o veículo recupera a energia normalmente perdida enquanto o veículo está sendo usado e via frenagem regenerativa. O modelo Toyota Prius é um dos carros híbridos mais vendidos no mundo e além de oferecer economia de combustível, oferece conforto e segurança. E o melhor de tudo, é que esse modelo de táxi está disponível para locação na Amalfi.
Carro Elétrico
Já o carro elétrico utiliza somente o motor elétrico, não possuindo o motor por combustão como o de gasolina e álcool como alternativa. Por não ter combustão, não existem poluentes e não causa impacto ao meio ambiente. O carro elétrico possui um plugin para realizar sua recarga. Essa recarga pode ser realizada em eletropostos, em casa com equipamento adequado, e também já tem alguns eletropostos chamados de ultrarrápidos que carregam a bateria em tempo muito menor do que as recargas comuns. A cidade de São Paulo já possui muitos eletropostos, por isso a questão de recarga por aqui não é um problema como ocorre em outras cidades no Brasil, e, além disso, existem iniciativas, tanto púbicas quanto privadas, em aumentar ainda mais essa rede de eletropostos em São Paulo. Esse modelo de veiculo também já está sendo utilizado com o táxi e o taxista interessado em alugar um modelo elétrico pode encontrar na frota da Amalfi.
Vamos ao que interessa: a economia!
Os dois modelos possuem suas características próprias e cada motorista pode se interessar por um ou outro com o que mais te agrada, mas o que os dois têm em comum é a economia de combustível em relação aos veículos com motores à combustão. O tempo de autonomia do veículo elétrico com bateria cheia varia de acordo com o modelo do veículo e a utilização, mas em média esses carros possuem autonomia de 400km. Além disso, os veículos elétricos e híbridos são muito econômicos e podem chegar ao consumo de até 18 km/l na cidade dependendo do modelo do veículo, segundo dados do Inmetro. A principal vantagem do elétrico e híbrido em relação a um veículo Flex (álcool e gasolina) é que esses modelos garantem até 52% de economia com combustível na cidade e 42% na estrada. Ou seja, é uma grande economia para qualquer motorista!
Ficou interessado?
Até aqui foi possível perceber que trabalhar com um táxi híbrido ou elétrico trás muitas vantagens para o taxista. A economia de combustível ao longo do mês irá aumentar consideravelmente o faturamento do motorista, ainda mais sabendo que ao alugar um desses modelos de táxis, as manutenções dos veículos estão inclusas nas diárias e o taxista não teria essa preocupação e nem esse custo.