Regularizado no Brasil há mais de 50 anos, trabalhar como taxista é uma profissão de utilidade pública, responsável por deslocar pessoas até seu destino com conforto, comodidade e segurança. A profissão de taxista é regulamentada e amparada pela legislação para o transporte público individual e passa por fiscalização constante dos ficais da prefeitura da cidade.
O taxista é único que pode pegar passageiros em diversos locais quando está se locomovendo pelas ruas ou até mesmo em seus pontos de táxi onde ficam aguardando clientes. Além disso, ainda tem outras opções de conseguir corridas como os aplicativos de chamadas te táxis, em especial o SPTAXI, que é o aplicativo oficial da prefeitura de São Paulo para os taxistas e passageiros.
Qualquer pessoa habilitada pode ser taxista, mas só isso não o torna um profissional de táxi. Assim como não basta pegar um carro qualquer e sair dirigindo por aí, pois como se trata de um serviço de interesse público, é necessário se registrar devidamente na prefeitura e ter o veículo adequado para o trabalho. Para seguir com a carreira de taxista o interessado precisa receber sua habilitação de taxista, o Condutax, saiba mais aqui, e ter um alvará de táxi para trabalhar, o que é mais difícil já que a emissão depende da prefeitura, porém, existe a opção de frotas de táxis que alugam os veículos, assim a pessoa pode se habilitar e alugar um veículo autorizado e pronto para fazer corridas.
Se comparado com outros investimentos de empreendedorismo, o táxi é considerado um negócio de baixo investimento para se começar a trabalhar. Os custos envolvem o valor do curso de taxista, que depende da Autoescola, e a taxa da prefeitura para emissão do Condutax. Portanto, ser taxista é sempre um bom negócio para quem quer trabalhar, mas não investir muito em um negócio próprio. Em resumo, para ser taxista o motorista vai precisar:
- Ter idade mínima de dezoito anos;
- Ser habilitação na categoria B, C, D ou E;
- Na CNH deverá conter o texto: “Exerce Atividade Remunerada”;
- Fazer o curso de taxista, saiba mais aqui;
- Ter a habilitação do taxista, o Condutax;
- Ter inscrição no INSS;
- Ter um smartphone IOS ou Android;
- Ter máquina de cartões de crédito e débito;
- E o principal, ter um veículo com as características exigidas pela lei para ser táxi.
Depois que o motorista estiver habilitado para ser taxista, é fácil resolver a questão do veículo, sem precisar comprar alvará ou um veículo para trabalhar. Basta alugar um táxi pelo tempo que quiser, começar a fazer corridas e ganhar seu dinheiro fazendo seu próprio horário de trabalho.
Quer saber como alugar um táxi? Clique aqui.
Se quiser falar com nossa equipe entre em contato ou compareça em uma das nossas unidades: frota de táxi Amalfi
Siga a Amalfi no Facebook: https://www.facebook.com/amalfitaxis/
Siga a Amalfi no Instagram: https://www.instagram.com/amalfitaxis/