Domingo é o dia com mais acidentes de trânsito com mortes em SP

Bebida e direção é a causa mais comum, a madrugada e o fim da tarde são os períodos mais perigosos

Todos os domingos a cidade de São Paulo registra ao menos três acidentes de trânsito com vítimas fatais. Segundo um estudo feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em 2017, ocorreram 762 acidentes fatais na cidade, sendo que 162 deles aconteceram em um domingo.

A madrugada do domingo é o período mais perigoso. Em 2017 foram 38 acidentes fatais que aconteceram entre meia-noite e às 6h da manhã de um domingo. O fim de tarde, entre 12h e 18h, também é um período que apresentou grande número de ocorrências, com 33 casos.

Há muitas razões para isso, mas basicamente, a bebida é a grande causa dos acidentes, isso porque o período concilia com o padrão de lazer das pessoas como balada, reuniões de famílias e amigos e que vem junto com o consumo de álcool. 42% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais foram causados por pessoas que tinham consumido bebidas alcoólicas antes da ocorrência.

A situação pode ser pior. Esses números tratam-se de levantamentos feito com vítimas fatais, mas ainda ocorrem muitos acidentes onde há apenas feridos ou avarias nos veículos, que não entraram nessa estatística.

O fato é que o período representa um risco maior aos motoristas, e muitos taxistas trabalham durante esses períodos, por isso é importante redobrar a atenção com o comportamento dos outros condutores para evitar acidentes.

Fonte: CET, Notícias R7

Rolar para cima