Dicas que podem ajudar a evitar um assalto

Nem sempre é possível evitar um assalto, principalmente para quem trabalha nas ruas o dia todo como o taxista, mas algumas atitudes podem reduzir o risco de chamar atenção e, em alguns momentos, evitar que assalto ocorra. Confira!

Janelas e portas trancadas

Ao entrar no veículo, deixe as travas do carro ativadas e os vidros fechados, isso aumenta a segurança para taxista e o passageiro. Abra apenas para embarque e desembarque. As portas trancadas podem evitar que o assaltante tente abrir o veículo e leve algum pertence.

Cuidado com o dinheiro

Evite andar com muito dinheiro no carro, o ideal é receber em cartão e se desfazer do montante de dinheiro em determinados períodos, assim em casos de assalto a perda não será tão grande. Além disso, enquanto tiver com o dinheiro no carro, distribua partes dele no bolso ou no carro, assim também ajuda a reduzir as perdas.

Cuidado com objetos

Evite objetos de alto valor no trabalho, além disse guarde-os embaixo do banco, no porta luvas ou até porta malas do carro para evitar que quebrem o vidro para roubar.

Lembre-se que joias e relógios chamam a atenção. Ande confortável e com boa aparência, mas sem ostentação.

Cuidado extra em semáforos

Uma boa dica é evitar chegar ao semáforo muito rápido, caso perceba que ele esteja fechado, reduza a velocidade para ir se aproximando devagar, e assim, ficar o menos tempo possível parado, quanto mais tempo parado maior o risco de alguém se aproximar para assaltar.

Cuidado ao parar, ou sair do carro

Ficar atento ao que acontece fora do seu veículo, caso perceba alguém seguindo o seu automóvel, procure parar o quanto antes, mas em um lugar movimentado. Verifique se tem pessoas aglomeradas em alguma calçada esperando algum veículo passar ou parar,

Antes de parar o carro, seja para desembarque, sair do veículo ou estacionar em casa, observe os arredores para ver se não há pessoas espreitando ou parado na calçada com atitudes suspeitas.

Nunca reaja a um assalto

Essa é uma das principais dicas de segurança: não reagir ou revidar qualquer ação de um assaltante. Normalmente o foco do assaltante é apenas nos pertences, por isso, colabore para não ocorrer uma tragédia maior.

Manter a calma é ideal. Qualquer movimentação brusca pode assustar o assaltante e ele partir para violência. Em geral, assaltantes ficam muito nervosos e podem agir por impulso, resultando em ferimentos graves ou até em morte.