6 dicas para praticar a direção defensiva

Com a condução defensiva, o taxista dirige de modo seguro e utiliza o veículo corretamente. Desse modo, é possível evitar acidentes de trânsito e contribuir para o bem estar de todos por meio de ações responsáveis e conscientes.

 

Confira as medidas de prevenção:

 

Preze pela segurança

Não ultrapasse o farol vermelho nem realize manobras ou ultrapassagens perigosas. Esse tipo de atitude coloca em risco a vida de todos ao redor.

 

Saia de casa preparado

Informe-se sempre a respeito do lugar de destino e, caso precise de GPS, programe o endereço antes de partir para não mexer no celular enquanto dirige.

 

Respeite as placas

Além de informar o limite de velocidade, as placas de sinalização alertam sobre diversas situações no trânsito e devem ser respeitadas para evitar infrações e possíveis acidentes.

 

Fique calmo

O estresse causado no trânsito pode trazer consequências perigosas. Práticas como ouvir músicas, realizar alongamentos e respirar devagar (inspirando e expirando o ar), ajudam a manter a calma.

 

Realize manutenção periódica e preventiva

Todo veículo sofre desgastes e exige manutenção, por isso é necessário manter as boas condições do carro. Água no radiador, óleo no motor e freio, pressão dos pneus e funcionamentos das lanternas e faróis, estão entre os itens que mais exigem atenção.

 

Colando em prática esses itens, você garante viagens seguras e colabora para um trânsito mais consciente. Fique atento e seja um condutor defensivo!